quarta-feira, 11 de março de 2009

SE A GUERRA FOSSE APENAS UM SONHO

Se a guerra fosse apenas um sonho, quantos meninos teriam vivido suas realidades plenas. Porque se fosse apenas um sonho a guerra, seria uma brincadeira a mais num universo de folguedos que aos poucos foram também morrendo por entre as bombas. Esses meninos de berços pobres ou ricos, um dia foram para a escola, jogaram bola na rua, quebraram uma vidraça com o estilingue, tiveram um cão ou um gato como companheiro e sonharam com muitas coisas que lhes eram mágicas e que um dia, assim como uma magia, desapareceram de suas vidas como um encanto quebrado. Do que foram outrora nada mais eram agora. Apenas homens armados lutando neste mundo afora por questões diversas, usando a força, matando para não morrer. Os que sucumbiram deixaram sua dor marcar a ferro o coração de seus entes queridos. Os que regressaram, na maioria das vezes mutilados no corpo e na alma, perderam o sentido da magia de viver. Esses se transformaram em zumbis atormentados pelos pesadelos mais terríveis. Outros viraram heróis e ganharam medalhas para exaltar seus feitos... As guerras nunca tiveram fim e esses meninos continuam por lá, em algum lugar, carregando suas mochilas, suas armas e os seus sonhos. Se a guerra fosse apenas um sonho, esses meninos voltariam para casa sujos, suados e exaustos, assim como se regressa depois de um disputado jogo de futebol. Mas eles têm uma missão, muitas vezes dita “de paz”, ainda que seja necessário matar e destruir. Por onde andam e por onde matam, aniquilam também os sonhos de outros meninos, que ficam em meio ao fogo cruzado observando sua gente padecer e vendo a terra ganhar um rio vermelho de sangue.
Sonhos que se perdem em batalhas! Meninos que brincam de dominar o mundo e que se transformam em perigosas feras. Se a guerra fosse um pesadelo, todos os meninos, de todas as partes, acordariam no meio da noite em sobressalto. As batidas de seus corações estariam aceleradas e eles jamais iriam desejar pegar numa arma para matar um semelhante. Mas o mundo dos homens não gira em torno dos sonhos. Ideais obscuros os fazem digladiar a todo instante e colocam a humanidade em pânico, porque agora, as bombas são avassaladoras e ninguém sabe ao certo o que se passa na cabeça de um menino atormentado. Se a guerra fosse apenas e tão somente coisa de cinema, talvez ninguém perdesse seu tempo para assistir algo tão sem graça. Mas o cinema é a própria guerra refletida num mundo de sonhos e de valentes heróis. Ah! Se esses meninos pudessem brincar com seus aviõezinhos livremente, imaginando acrobacias mil, com a cara exposta ao vento e o coração distante de todo e qualquer tormento. Ah! Se as guerras tivessem definitivamente um fim! Esses meninos continuariam seus folguedos inocentes na espera do futuro, da realização de seus sonhos, de uma vida de paz. Mas a guerra não é um sonho! O pesadelo da guerra não se trata de uma confusão mental. A guerra assola a humanidade espalhando sempre mais ódio! E os meninos lá se vão para nunca mais voltar. Um dia, quando a paz é supostamente sacramentada, eles recebem flores em seus túmulos desconhecidos. E serão para todo o sempre nada mais do que meninos que um dia tiveram sonhos.
( Pedro Brasil Júnior )
- S.J.Pinhais – 11/março-2009 -
Publicado originalmente na Usina de Letras - http://www.usinadeletras.com.br/
*Foto 1 - Soldado com avião -extraída da Internet. Infelizmente não foi possível dar créditos ao autor por não constar. Solicito ao autor ou a quem o conheça se manifestar para a devida correção e relato a respeito do magnífico flagrante.
Foto 2 - Warren Zinn - The Washington Post

Nenhum comentário: