sábado, 7 de março de 2009

PALAVRAS AO VENTO

Num rápido descuido, derrubei minha bandeja repleta de palavras. Todas ao chão num emaranhado de frases desfeitas. Línguas estranhas ali escritas e à espera de uma tradução convincente. Pasmo, fiquei diante de minhas palavras tentando entender como seria possível reuni-las outra vez no formato do meu longo texto de vida. Mas o que importaria agora tamanha preocupação? De que adiantaria minha tentativa de montar aquele complicado quebra-cabeças? Tratei apenas de juntar minhas palavras e depois as deixei em minha bandeja num descanso que poderia ser eterno. Recordo de ter apanhado com as mãos firmes, palavras com o mais puro sentido de paixão, de amor, de felicidade, de lágrimas, de dores confusas e passadas e muitas outras que simplesmente expressavam essas agruras do dia após dia. Peguei-me tentando depois formar alguma frase de efeito, totalmente sem defeito, no sentido mais perfeito da essência vinda do meu peito. A frase não se formou, porque minhas palavras estavam emaranhadas e a essência decidiu ir passear com a inspiração. De certo voltariam logo e assim, eu iria poder reformular meu texto, impactar minhas frases e escolher as palavras certas para as expressões mais contundentes. A noite emoldurou-se num enorme quadro-negro cujas escritas eram apenas e tão somente estrelas cintilantes. Cada uma delas, uma palavra. E todas reunidas no firmamento numa única constelação escreveram sim, todas as possibilidades que estão lá no fundo da alma. Palavras então são um mero acaso do gesto de escrever. A bem da verdade, já nasceram por lá, prontinhas e decididas a unirem-se em frases que desenham a existência e finalmente, decidem ocupar os palcos da alma para exibir a magnífica coreografia da vida que neste exato momento se traduz em pura poesia. Soprei agora mesmo minhas palavras ao vento e todas bateram suas asas como um bando de andorinhas felizes a escrever qualquer coisa na imensidão azul do céu. *Pedro Brasil Jr - S.J.Pinhais - 07/03/2009 Publicado originalmente na Usina de Letras http://www.usinadeletras.com.br/

Um comentário:

julia disse...

olha que lindas as palavras q voam do nosso coração. logo não vamos mais precisar escrevê-las. basta olhar nos olhos e sentir o coração.
obrigada Pedro, lindo o texto. obrigada pelo carinho de sempre.
vc mora no meu coração. julia