terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

MALDITO CALENDÁRIO

Chegou sorrateiro em frente ao portão e sem fazer cerimônias foi entrando com passos devidamente calculados. Porta entreaberta, empurrou cuidadosamente para não quebrar o silêncio, mas as dobradiças cansadas deram aquela famosa chiada e o sujeito que dormia acordou de sobressalto. -Quem está ai? -Sou eu! -Eu quem? -Fevereiro meu camarada! -Fevereiro? Mas já é a tua vez de comandar a orquestra dos dias? - Claro meu brother; então achava você que ia se eternizar neste cargo? - Bem; até que eu ansiava por merecidas férias, mas passou tão depressa... - Você é que pensa! Seus dias se arrastaram feito correntes em castelo mal assombrado. Aliás; teus dias foram uma assombração completa. -Não exagera! Tive dias ensolarados, gente curtindo a praia, pessoas comemorando o início do novo ano regados a champanhe e espumantes e... -Chega! Chega! Chega! - Você não está batendo bem da cachola meu nobre Janeiro. Veja lá; teus dias foram repletos de tragédias. Aguaceiro sem fim carregando tudo. E gente que já não tinha nada acabou perdendo tudo o que achava que tinha. Sem contar com esse vírus ai, o tal de Corona que pegou carona no lombo dos burros que conduziram esses teus dias insólitos. - Ah! Mas essas coisas são tão comuns ao longo de cada mês... - Pode até ser, mas todo ano quando você assume a orquestra é um desastre só. Aliás; desastre sempre anunciado. Eu não vou te culpar ferrenhamente, porque nós sabemos que as pessoas é que criam esses problemas, em sua maioria, é bem verdade. -Tá vendo? Você tem que considerar que não foi tão ruim assim. - 
Pois é meu caro; mas a orquestra sob meu comando é sempre mais agradável a este povo sofrido. Aliás, esse povo sofre por 13 meses a cada ano. - Que é isso? Inventou um mês a mais? -Lógico meu caro. Os bancos, as escolas particulares, os serviços em geral já inventaram o décimo terceiro mês faz muito tempo. É a maneira sutil de enganar uns aos outros. Em sendo assim, o povo sofre treze meses e se diverte em apenas um, que evidentemente é o que eu comando no melhor estilo desses Djs mundão afora. -Ah! Tá bom então. Mas cuidado com essa referência ao treze. Não é um número bem visto, tanto no folclore popular quando nas lides políticas. Qualquer coisa ligada ao treze pode te deixar em maus lençóis... -Que se dane! Quem acredita em número do azar, gato preto e milagre de igreja precisa de tratamento psiquiátrico. A realidade é outra! -E qual é a tua realidade? - Oras! Eu sou fevereiro, o mês do elixir da vida. -Tá de brincadeira? Como assim? - Veja lá; quem nasceu no dia 29 sob meu comando, só faz aniversário a cada quatro anos. Quer mais vantagem do que esta? Se todos os demais aniversariam todos os anos, o sortudo do dia 29 do meu mês sempre vai estar mais novo, mais robusto, cheio de energia para curtir a minha festa maior, o carnaval, com o Rei Momo, a Rainha, o Trio Elétrico, os Blocos, as Escolas de Samba e muito love, só love, só love. E além disso, quando novembro fizer gargarejo para seu discurso de posse, terá de minha parte a entrega de todos aqueles rebentos originários das loucuras mais tesudas de norte a sul. - Ôpa! Menos ai. Tem camisinha, pílula, pílula do dia seguinte, Diu... - Quá, quá, quá... Tá por fora mermão. Na hora da forrupa, com uns tragos nas ideias ou coisas mais fortes o povo tá nem ai pra essas coisas e menos ainda para aquelas doenças venéreas. O povo quer é ir ao exagero afinal de contas, é carnaval, a festa da carne onde até vegano cai na folia. -Mas você é bem filho da puta, né? - Ops! Pega leve primo de calendário. Eu não promovo nada disso. Eu sou o mês e os homens é que fazem o festerê. Tô isento de toda e qualquer culpa. E também não tenho aquela aguaceira toda que tudo e a todos carrega como cabeça de água em rio. Ah! E todo mundo tem ainda um motivo para celebrar comigo. Sendo eu mais curtinho, o pessoal recebe o salário mais cedo, gasta mais cedo também, mas é ai que entra aquilo que te disse; que sou o mês da celebração e da alegria. Os outros doze meses é de luta, sofrimento, impostos, empréstimos, filas na lotérica, no banco, no posto de saúde, na vaga de emprego e por ai vai. O resto do ano é tempo de fila, inclusive de fila-boia, porque a coisa tá de um jeito... - Tá bom meu primo fevereiro! Assuma o cargo, coloque sua merecida faixa e tenha dias de um governo sereno, embora agitado pelas festas. Eu me recolho entristecido pelas causas das intempéries, mas a Natureza é justa e quando se revolta... sai de baixo! - Valeu primão Janeiro! Bom descanso e regresse enérgico naquele dia primeiro quando deixam a noite feito um dia e a cabeça feito um pião pelos efeitos etílicos. E tudo isto meu caro, porque querendo ou não, a vida é, foi e sempre será ditada por este maldito calendário. 
 (PBJ- Curitiba - 03/02/2020)

Nenhum comentário: