sábado, 19 de fevereiro de 2011

O CARTÃO DA SEMANA - O NÚMERO 05

Atravessando o seu deserto
- Pedro Brasil Jr -
Há os que atravessam o deserto verdadeiro. O sol e as estrelas como relógio. A solidão como parceira insólita. A esperança no palpitar da incerteza. Os sonhos que se misturam aos pesadêlos. Mas eles seguem, silenciosos na imensidão do silêncio absoluto. Para onde vão? De onde vem? O que almejam? Só no palpitar de seus corações é que se revelam tais segredos. Homens azuis, mercadores com a pele queimada, camelos sedentos... E eles seguem ouvindo o coração da Terra!
Mas há também os que atravessam outros desertos!.. Sem areia, sem o silêncio, sem as incertezas de uma jornada pela areia.
São os solitários das metrópoles que a tudo e a todos engolem. Solitários que suspiram nas janelas de seus apartamentos enquanto deixam seus olhos vislumbrar os efeitos das luzes de neon. Solitários perdidos em meio à multidões, à procura de um rosto, de um gesto, de uma palavra apenas... São dois pólos de existência! Um deles não tem caminho, não tem rua, não tem estrada, muito menos placas indicativas. E aqueles solitários, solidários em seus dromedários atravessam calmos e serenos. Depois regressam como se o tempo todo estivessem orando.
No outro, todas as indicações se misturam num embaralhar de luzes e de ilusões.
Ilusões perdidas nos bares da vida, nas esquinas suspeitas, nas armadilhas que aniquilam a esperança.
Se por lá eles seguem em meio a um desafio de silêncio, aqui seguimos na zoeira indecifrável dessa mistura de gente empastada, apressada, impaciente, revoltada, esquizofrênica, assalariada e infeliz.
Lá eles tem quase nada e agradecem a Deus. Sorriem felizes, afinal de contas, eles têm vida. Aqui, o que se detém é pouco. Se deseja mais, se dorme menos, se escraviza às contas, aos cartões, à volúpia do TER e se deixar ir sem orações, sem agradecimentos, sem a mínima chance de realmente viver e de ser um mínimo feliz.
Qual o melhor deserto a atravessar?
(*) Publicado originalmente na Usina de Letras www.usinadeletras.com.br
Uma ótima e proveitosa semana a todos vocês, com muita Luz, muita Paz e que o seu coração palpite ao ritmo do coração do Universo.

2 comentários:

INAMAR disse...

Obrigada pela oportunidade de alimentar,mais uma vez a alma.Que a humanidade sintonize com o "tumtum" do Universo.Luz!Bjks. Te amo,mana.

Clarice Villac disse...

Este texto, tão bem escrito, nos chama a atenção, pra solidariedade, pra plenitude de possibilidades de vida bem vivida a cada momento...

Inamar falou tudo, assino junto com ela !

Valeu, Pedro !